Ciência e sociedade

Tempestade solar na Terra: alerta sobre impactos é elevado ao máximo

O Centro de Previsão de Tempo Espacial (SWPC, na sigla em inglês) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA atualizou nesta sexta-feira (10) o status de alerta sobre a tempestade solar na Terra para extrema, o nível mais alto possível. O fenômeno natural deve acontecer durante todo o fim de semana.
Sputnik
De acordo com o órgão norte-americano, sistemas de energia e operações de espaçonaves podem ser impactados pelas condições climáticas espaciais. Também há possibilidade da tempestade afetar ferramentas de comunicação, como a Internet e telefonia, e satélites, além de confundir sistemas de GPS.
A última tempestade de nível G5 registrada foi em outubro de 2003 e resultou em quedas de energia na Suécia e transformadores danificados na África do Sul.
Além disso, o Centro de Previsão do Tempo Espacial previu que a aurora boreal possivelmente seria visível em partes dos EUA.
Ciência e sociedade
Cientistas afirmam que flashes emitidos pelo Sol podem ajudar a prever tempestades solares

O que a tempestade solar pode causar?

Em dezembro do ano passado, uma tempestade solar chegou a atingir a Terra, porém em nível inferior, quando provocou auroras boreais em lugares pouco comuns e apagões de rádio. O fenômeno foi na classe G3, que pode causar interrupções intermitentes na navegação por satélite e rádio. Na ocasião, o SWPC registrou um apagão de rádio de alta frequência após uma poderosa erupção solar no leste do oceano Pacífico Sul.
A agência espacial norte-americana NASA pontuou na época que as erupções podem criar tempestades de radiação de longa duração que podem danificar satélites, sistemas de comunicação e até mesmo tecnologias terrestres e redes de energia.
A forte tempestade solar também pode criar auroras boreais em regiões onde elas não costumam aparecer, à medida que partículas carregadas atingem a atmosfera da Terra. Geralmente, esse fenômeno só é visto ao redor dos polos da Terra.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar