"Duas unidades de helicópteros do 1-214º Regimento de Aviação do Exército dos EUA, estacionadas na Alemanha, serão implantadas no campo de aviação militar de Payerne de 13 a 17 de maio para treinar com a Força Aérea suíça. Os exercícios visam desenvolver capacidades táticas com outros países e impulsionar a cooperação militar entre a Suíça e os Estados Unidos", disse o conselho em comunicado.
Um total de seis helicópteros norte-americanos – três UH-60 Black Hawk e três CH-47 Chinook – participam dos exercícios, juntamente com 20 militares suíços, dizia o comunicado.
"Várias visitas e intercâmbios serão realizados neste ano para melhorar a cooperação com unidades do Exército dos EUA estacionadas na Europa", acrescentou o Conselho Federal suíço.
A Suíça não é país-membro da União Europeia (UE) ou da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas aderiu a quase todas as sanções europeias contra a Rússia desde 24 de fevereiro de 2022, quando Moscou lançou sua operação especial contra as forças ucranianas.