O total de desalojados pelas enchentes chega a quase 540 mil pessoas, e mais de 2 milhões foram afetadas pelas chuvas em todo o estado.
O mais recente boletim aponta que 2.124.203 de pessoas foram afetadas pelas chuvas, do total de 10,88 milhões de habitantes do estado, o que corresponde a 19,47% da população.
Quase 90% dos 497 municípios gaúchos sofrem direta ou indiretamente as consequências dos eventos climáticos.
Mais de 700 abrigos criados no estado acomodaram 76.884 pessoas, que tiveram que abandonar seus imóveis, devido ao comprometimento das estruturas locais ou à falta de acesso.
Governo cria autoridade federal no RS
Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo nomeará uma "autoridade federal" no Rio Grande do Sul.
O representante deverá centralizar o auxílio da máquina federal e o socorro do governo ao estado enquanto durar a crise humanitária.
"O presidente anunciou que pretende colocar alguém para representar o governo federal, pelo menos durante os primeiros meses", disse o ministro em entrevista a um programa do canal GloboNews.
A formatação do novo cargo está sendo trabalhada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e, segundo o ministro, o nome do representante será anunciado amanhã (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um efetivo de 27,6 mil agentes das forças de segurança federais, estaduais, municipais e civis voluntários resgataram mais de 76,4 mil vítimas e aproximadamente 11 mil animais domésticos e silvestres.
Nessas ações estão sendo empregadas mais de 4,4 mil viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações, desde navios da Marinha do Brasil, que levam toneladas de doações às vítimas, a jet skis, pequenos barcos e botes de voluntários empregados em operações de salvamento por água de vítimas das enchentes no estado.