Panorama internacional

Governo brasileiro condena ataque a premiê eslovaco e deseja pronta recuperação

Por meio de nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (15), o governo brasileiro condenou o ataque ao premiê eslovaco, Robert Fico.
Sputnik
Na nota o governo brasileiro diz que tomou conhecimento, "com consternação, do atentado ocorrido hoje, 15 de maio, contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico".

Ela continua: "Ao reiterar seu firme repúdio a qualquer ato de violência política, o Brasil faz votos pela pronta recuperação do primeiro-ministro Fico e manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Eslováquia".

Panorama internacional
Opiniões de Fico contra o Ocidente podem ter motivado atentado, diz parlamentar russo

Sobre o ataque

O primeiro-ministro sofreu uma tentativa de assassinato nesta quarta. Ele foi levado a um hospital em Bratislava de helicóptero. Há poucos momentos foi reportado que o estado do premiê é crítico. O autor do atentado foi Juraj Cintula, escritor eslovaco de 71 anos, disse a TV Markiza.
O escritor é apoiador do partido de oposição pró-ocidental Eslováquia Progressista.
Quatro tiros teriam sido ouvidos após uma reunião de governo na cidade de Handlova, a 190 km da capital. Um dos disparos atingiu o premiê no abdômen, disse a rede de TV TA3.
Segundo testemunhas, Robert Fico aproximou-se das pessoas que o acolheram, tendo sido esse o momento dos disparos.
Panorama internacional
EUA sofrem de 'perda de sanidade' ao tentar manter 'hegemonia unipolar' com tarifas, diz China
O premiê da Hungria, Viktor Orbán, disse estar "profundamente chocado" com o "ataque hediondo" ao primeiro-ministro eslovaco.
Robert Fico prometeu parar de entregar à Ucrânia armas dos armazéns de suas próprias tropas e que o apoio militar ocidental não tem sentido e só multiplica as vítimas do conflito, declarando que a Eslováquia não apoiará a adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), visto que considera tal ação "o maior absurdo".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar