"Ele se lembra, está chocado com a forma como isso aconteceu, com a rapidez com que aconteceu", disse Pellegrini à emissora eslovaca ta3, acrescentando que Fico estava consciente quando foi levado ao hospital e lembra como recebeu os primeiros socorros.
No início do dia, Pellegrini fez uma breve visita ao primeiro-ministro e teve a oportunidade de falar com ele por alguns minutos. Segundo o presidente eleito, o estado de Fico continua "grave".
Fico foi baleado na quarta-feira (15), após uma reunião do governo na cidade de Handlova, a 190 quilômetros da capital, Bratislava. O primeiro-ministro passou por uma cirurgia de cinco horas. Ele permanece estável, mas em estado grave.
O atirador, Juraj Cintula, 71 anos, foi detido imediatamente após o ataque e acusado de tentativa de homicídio. O Ministério do Interior eslovaco disse que o ataque teve motivação política, uma vez que Cintula não concordava com as ações do governo e, em particular, era contra a interrupção do fornecimento de armas à Ucrânia.