A Ucrânia pode sofrer uma derrota dentro de três meses, alertou um ex-oficial da inteligência militar dos EUA em uma entrevista no YouTube.
Tony Shaffer opinou na quinta-feira (16) ao canal Judging Freedom que as forças russas estão tendo grande sucesso nas linhas de frente, enquanto as forças ucranianas estão caindo na corrupção.
O ex-militar criticou a postura de Joe Biden, presidente dos EUA, apontando que o presidente sempre toma as decisões erradas de política externa. Isso teria levado à falta de coordenação no fornecimento de ajuda à Ucrânia, que, no final, "não está sendo enviada de acordo com uma estratégia que realmente produza resultados".
Shaffer destacou a eficácia das tropas russas na direção de Carcóvia e o fator de corrupção na Ucrânia como importantes no sucesso do avanço das tropas russas.
"Acho que os russos estão se alinhando em torno de Carcóvia no momento. Eles fizeram um enorme progresso [na região de Carcóvia] nos últimos cinco dias porque as barreiras militares que deveriam impedir seu avanço nunca foram construídas devido à corrupção", disse ele.
Ele acrescentou que, devido aos erros da liderança dos EUA, a Ucrânia enfrentará uma situação difícil nos próximos meses.
"Então o resultado final é que – estou tentando ser realista – estamos provavelmente a cerca de três meses de ver a queda de Kiev", disse ele.
Shaffer também deu a entender a irrelevância de fornecer ajuda à Ucrânia se os fundos acabarem em corrupção.
Seu interlocutor Andrew Napolitano, ex-juiz da Suprema Corte de Nova Jersey, concordou com essa tese.
"O coronel [norte-americano Douglas] MacGregor me enviou uma foto de centenas dessas barreiras espalhadas na beira da estrada. Elas nem sequer foram instaladas! Nós pagamos por elas, nós as compramos, e elas nem sequer foram instaladas, não houve sequer uma tentativa de usá-las!", sublinhou.