Panorama internacional

Eleições na República Dominicana: Luis Abinader é reeleito presidente, com cerca de 60% dos votos

O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, foi reeleito após vitória já no primeiro turno nas eleições deste domingo (19), segundo os resultados da Junta Central Eleitoral (JCE) do país.
Sputnik
Candidato à reeleição pelo Partido Revolucionário Moderno, Abinader obteve cerca de 60% dos votos apurados, seguido do ex-presidente Leonel Fernández (Fuerza del Pueblo), com cerca de 27%. Martínez ficou em terceiro lugar cerca de 11%.
Mais cedo, ele proclamou sua vitória, depois que seus principais rivais nas urnas admitiram a derrota e o felicitaram publicamente pela reeleição.
"Sou e serei o presidente de todos os dominicanos e dominicanas, sem distinção, sem sectarismo e sem cores partidarias", proclamou Abinader em mensagem à nação.
O candidato do PLD, Abel Martínez, me ligou para me felicitar e reconhecer nosso triunfo nas eleições. Este gesto de civismo fortalece nossa democracia e reflete o compromisso de todos com o bem-estar da nação. Sigamos em frente, trabalhando juntos por um melhor futuro para todos os dominicanos.
Panorama internacional
Não obstante as sanções, Rússia poderia aumentar comércio com a República Dominicana
Logo depois foi a vez de Fernández que anunciou ter ligado para o atual presidente para felicitá-lo pela vitória e lhe desejar êxito na nova gestão.
Cerca de 8 milhões de eleitores aptos foram às urnas nesta manhã, segundo o órgão eleitoral do país.
Aos 58 anos de idade, o ex-empresário e líder do Partido Revolucionário Moderno baseou sua campanha na promessa de proteger a República Dominicana dos efeitos da crise política e humanitária no país vizinho, Haiti, combater a corrupção e controlar a inflação e a desigualdade no principal destino turístico do Caribe.
A posse do segundo mandato de Abinader está marcada para 16 de agosto. Ele governará por mais quatro anos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar