Notícias do Brasil

Governo brasileiro emite nota lamentando mortes do presidente e chanceler do Irã

O Itamaraty publicou, nesta segunda-feira (20), uma nota lamentando as mortes de autoridades iranianas após a queda do helicóptero que os transportava pelo noroeste do país e havia desaparecido durante o domingo (19).
Sputnik
Segundo a nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro recebeu com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir-Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida no domingo.

"O governo brasileiro estende aos familiares do presidente [Ebrahim] Raisi, do chanceler [Hossein Amir-]Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas", diz a nota do ministério.

Em sua conta no X (anteriormente Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também publicou uma mensagem prestando suas condolências ao povo iraniano e aos familiares das vítimas.
Panorama internacional
Kremlin: Putin envia condolências ao Irã pela morte do presidente iraniano Raisi
As mortes das autoridades iranianas foram confirmadas nesta manhã, após cerca de 15 horas de buscas pelos destroços da aeronave. Além de Raisi, o helicóptero transportava mais oito pessoas: o imame Al-Hashem, da Mesquita de Sexta-feira de Tabriz, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, piloto, copiloto, o chefe da tripulação, o chefe da segurança e um guarda-costas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar