Panorama internacional

Federal Reserve: sanções à Rússia e ao yuan chinês podem afetar dólar americano

As sanções impostas à Rússia e aos esforços chineses no reforço do uso do yuan podem afetar o uso internacional do dólar americano como reserva de valor.
Sputnik
É o que disse nesta segunda-feira (20) o membro do conselho do Federal Reserve (Fed), autoridade monetária estadunidense, Christopher Waller.
Panorama internacional
Congresso dos EUA está 'estudando' sanções ao TPI pelos mandados contra autoridades israelenses

"O aumento das tensões geopolíticas, as sanções contra a Rússia, os esforços da China para reforçar a utilização do renminbi [yuan] e a fragmentação econômica podem afetar a utilização internacional do dólar, mais visivelmente como reserva de valor e refletida na sua utilização em reservas cambiais oficiais", cravou Waller.

Os fatores listados também podem ter um impacto no papel do dólar americano como meio de troca, incluindo a sua utilização no comércio, na banca global e nas transações cambiais, acrescentou o membro do Fed.
De acordo com dados compilados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), quase 59% das reservas cambiais globais são mantidas em dólares americanos, enquanto quase 88% de todas as transações cambiais ocorrem em dólares americanos. Apenas pouco mais de 2% das reservas cambiais globais estão em yuan.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar