Panorama internacional

Trump quer testemunhar em seu julgamento mesmo que ninguém ache que ele deveria, diz mídia

Na véspera do seu julgamento criminal, Donald Trump disse aos repórteres na Flórida que deporia e testemunharia se necessário. "Tudo o que posso fazer é dizer a verdade", afirmou ele.
Sputnik
De acordo com o jornal Politico, Trump e a sua equipe de defesa devem decidir já nos próximos dias se o apresentarão como testemunha no processo que enfrenta em Nova York, apesar das considerações de especialistas jurídicos de que o ex-presidente seria um tolo se testemunhasse.
Segundo a apuração, ex-promotores dizem que Trump se abriria a todo tipo de perguntas danosas à sua reputação, desde se ele fez sexo com a estrela pornô Stormy Daniels até supostas práticas comerciais fraudulentas e questionamentos sobre sua honestidade que poderiam minar ganhos políticos e legais.
"Ele [Donald Trump] é alguém que não pode ser controlado, que se espalha por toda parte", disse Renato Mariotti, ex-procurador federal e analista jurídico.
Mesmo que o ex-presidente possa colher alguns benefícios políticos ao testemunhar, como ter direito a se dirigir aos seus apoiadores, os riscos legais são bastante elevados.
Panorama internacional
Trump insinua no Texas que vitória nos debates é garantida e afirma que Biden tem 'baixo QI'
O deputado Andy Biggs (republicano do Arizona), ex-advogado e aliado próximo de Trump que participou do julgamento na semana passada, disse que "há momentos em que você olha para isso e diz: 'Não há benefício para um cliente testemunhar'".
Trump, que violou uma ordem de silêncio dez vezes e foi ameaçado com pena de prisão caso desafie a ordem legal novamente, é famoso por falar o que pensa mesmo quando isso não é do seu interesse, ou quando não foi convidado a falar. Durante os processos que enfrenta, o empresário disparou diversas vezes contra advogados, testemunhas e juízes, o que corrobora com a visão dos especialistas.
Quando Trump tomou posição e testemunhou durante quatro horas em seu julgamento por fraude civil, em novembro de 2023, perdeu a paciência e atacou o juiz que supervisionava o caso, dizendo: "É uma coisa terrível que você fez. Você não sabe nada sobre mim."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar