Panorama internacional

Aumento da inflação força países a abandonar o dólar dos EUA, alerta congressista

Os países estão ficando cansados do dólar estadunidense e podem abandonar a moeda devido à inflação, disse o congressista norte-americano Thomas Massie nesta segunda-feira (20).
Sputnik
"O mundo inteiro possui dólares, então quando desvalorizamos o dólar, não estamos apenas taxando nosso próprio povo, estamos taxando o mundo inteiro", disse Massie em uma entrevista com Glenn Beck.

"Todo o mundo está ficando cansado de ser usado dessa maneira […] e quando eles começarem a usar formas alternativas de dinheiro para fazer suas transações, ou manter diferentes ativos em seus próprios fundos soberanos, então não seremos capazes de aplicar esse truque em ninguém, exceto nos cidadãos dos EUA", observou o congressista.

Na semana passada, Massie apresentou projetos de lei para auditar e dissolver o Sistema de Reserva Federal (Fed) que desempenha no país funções de Banco Central, citando sua contribuição para a inflação. A Reserva Federal desvalorizou o dólar e permitiu políticas monetárias que causaram alta inflação, disse Massie.
Panorama internacional
Rússia reduz ao mínimo histórico participação de moedas como dólar e euro no comércio exterior
A legislação para acabar com a Reserva Federal conta agora com mais de 20 apoiadores na Câmara dos Representantes, concluiu o congressista.
Em dezembro passado, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que a Rússia e a China praticamente alcançaram a desdolarização completa de suas transações bilaterais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar