Panorama internacional

Biden acusa Trump de usar 'linguagem de Hitler' em vídeo apagado das redes sociais

O presidente dos EUA, Joe Biden, acusou o seu rival nas eleições presidenciais de novembro, Donald Trump, de usar "linguagem hitlerista" por causa de um vídeo publicado na página do republicano que mencionava um "Reich unificado".
Sputnik
"Este é o mesmo cara que usa a linguagem de Hitler, não a da América. Não é de admirar quando ele disse há cerca de quatro meses, acho que talvez 'um pouco mais', que Hitler fez 'algumas coisas boas'", afirmou Biden.
"Não se trata da minha vitória, mas sim de ele não ter vencido", acrescentou o presidente.
Na segunda-feira (20), a página Truth Social de Trump postou um vídeo de campanha, com cerca de 30 segundos, que incluía "manchetes inventadas" imaginando um cenário com a vitória do republicano. Junto às falsas manchetes apareciam também, ao fundo do vídeo, frases sobre a "criação de um Reich unificado" e a "força da indústria alemã".
A publicação do vídeo atraiu a atenção da mídia norte-americana e da Casa Branca, que teceram duras críticas contra o ex-presidente, acusando-o de utilizar retórica nazista.
Notícias do Brasil
'Imaginário de pureza racial': por que o neonazismo avança no Brasil, sobretudo em Santa Catarina?
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (21) que era "nojento, estúpido e vergonhoso para qualquer pessoa promover conteúdo relacionado ao governo nazista da Alemanha".
Depois que o vídeo virou motivo de escândalo, ele foi retirado da página de Trump. A equipe de campanha do político informou que o material era uma repostagem feita por um funcionário da campanha e que o próprio ex-presidente desconhecia o conteúdo da publicação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar