Panorama internacional

Mídia: Biden estuda fechar temporariamente a fronteira para imigrantes entre EUA e México em junho

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está se preparando para emitir uma ordem executiva, em junho, que fecharia temporariamente a fronteira para imigrantes específicos se as entradas irregulares no território dos Estados Unidos excederem um determinado limite, informou o canal de notícias NBC News nesta quarta-feira (23).
Sputnik
A administração Biden ainda está trabalhando para finalizar os detalhes do decreto e também está dialogando com funcionários do México sobre seu possível papel nos controles migratórios, logo a data do anúncio pode mudar, de acordo com a reportagem.
O novo plano invocaria a Seção 212 (f) da Lei de Imigração e Nacionalidade, que permitiria ao chefe de Estado suspender unilateralmente as entradas de grupos específicos de migrantes.
Panorama internacional
Vantagem para intenções de Trump: 53% dos americanos aprovam o muro na fronteira com o México
As entradas ilegais no país através da fronteira sul dos Estados Unidos atingiram números sem precedentes desde 2021, gerando quase 8 milhões de detenções até o momento, de acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), embora a maioria desses migrantes tenha sido deportada.
Desde outubro de 2023, quando se inicia o ano fiscal nos Estados Unidos, cerca de 1,3 milhão de migrantes foram detidos por atravessarem a fronteira sul sem documentos, conforme mostram os dados do CBP. Desde 1º de janeiro, mais de 550 mil pessoas foram detidas após entrarem de forma irregular nos Estados Unidos.
O apoio à construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México atingiu seu nível mais alto desde 2015, segundo uma pesquisa da Universidade de Monmouth divulgada em fevereiro. Os dados apontam que 53% dos americanos são a favor da construção do muro, enquanto 46% se opõem.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar