Notícias do Brasil

Chefe da Agência Espacial Brasileira analisa possibilidade de parceria com a russa Roscosmos (VÍDEO)

Em Moscou, para reunião de chefes das agências espaciais do BRICS, Marco Antonio Chamon disse à Sputnik Brasil que tem discutido com a Roscosmos possíveis parcerias para a construção de satélites.
Sputnik
Chefes das agências espaciais do BRICS se reuniram em Moscou para trocar informações sobre cooperação em projetos no âmbito do Acordo de Cooperação para a Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto, lançado em agosto de 2021. A reunião foi presidida pela Rússia.
Em seu discurso, o chefe da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, saudou os novos membros do grupo e destacou a intenção de fortalecer o diálogo para novas colaborações.

"Olhando para o futuro, damos boas-vindas às agências espaciais dos novos membros do BRICS: Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Esperamos fortalecer nosso diálogo para explorar futuras possibilidades de colaboração no âmbito do Acordo de Cooperação para a Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto", disse Chamon.

Em entrevista à Sputnik Brasil, Chamon falou sobre as perspectivas para o encontro e lembrou que em 2024 a AEB completou 30 anos.

"O programa espacial brasileiro é um pouco mais antigo do que isso, mas nesses 30 anos nós conseguimos uma consolidação do programa no sentido de que desenvolvemos as nossas capacidades, desenvolvemos a nossa infraestrutura, colocamos satélites em órbita."

Notícias do Brasil
Projeto brasileiro de agricultura espacial é cotado para integrar programa na Lua (VÍDEOS)
Questionado sobre exemplos de cooperação bilateral e multilateral que a AEB já firmou com países do BRICS, Chamon citou cooperações com a China e colaborações para troca de informações.
"Um exemplo de cooperação bilateral que nós temos dentro do BRICS é a nossa participação, Brasil e China, no programa CBERS, que é um programa de longa data com o desenvolvimento de satélites de observação da Terra para monitoramento de vegetação e outras aplicações", disse Chamon.
"No âmbito multilateral, nós temos uma muito importante colaboração entre todos os países do BRICS para a troca de informações, troca de dados, troca de imagens dos nossos satélites. Então nós temos vários satélites e nós trocamos as informações desses satélites, o que permite ter um conjunto de dados muito maior para as nossas aplicações", acrescentou.
Chamon disse ainda que a AEB tem intenção de firmar parcerias com a agência espacial russa Roscosmos.
"Nós temos discutido com a Roscosmos as possibilidades de parcerias para a construção de satélites ou para integrarmos as construções que a Rússia tem desenvolvido no momento", afirmou o chefe da AEB.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar