Notícias do Brasil

Número de pessoas em abrigos no RS cai para 55.791 enquanto o de desalojados sobe para 581.638

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do estado, queda no número de pessoas em abrigos reflete a redução no nível da água em áreas alagadas.
Sputnik
O número de pessoas em abrigos por conta das chuvas no Rio Grande do Sul caiu quase 30% na última semana.
Segundo dados da Defesa Civil do estado, no dia 18, havia 77.202 pessoas em abrigos. No boletim divulgado neste sábado (25), o número caiu para 55.791, uma queda de 21.411.
Em nota divulgada pela CNN Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul explicou que a queda nos números reflete a redução no nível da água em áreas alagadas.
"Quando a água baixa, há um movimento natural de retorno das famílias para suas casas, como neste momento", explicou a pasta.
Notícias do Brasil
STF pede que governo gaúcho explique em 10 dias mudanças no código ambiental do estado
Em contraponto, o número de pessoas desalojadas subiu de 540.188, no dia 18, para atuais 581.638, uma alta de 41.450, com muitas pessoas se abrigando em casas de amigos ou familiares. O número mortes confirmadas também subiu de 155 para 165.
Na sexta-feira (24), o governo do Rio Grande do Sul alertou para mais chuvas no estado nos próximos dias e informou que o tempo deve ficar estável na próxima quarta-feira (29).

Casos suspeitos de leptospirose aumentam

Na sexta-feira (24), o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) informou que está analisando mais de 800 amostras de casos suspeitos de leptospirose. Atualmente, o estado tem 54 casos confirmados e quatro mortes em decorrência da doença.
A Secretaria de Saúde do estado informou que acompanha o aumento de casos suspeitos associados às enchentes e ao aumento da exposição da população à doença.
Comentar