O portal oficial do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), que será realizado de 5 a 8 de junho de 2024, publicou o programa completo de atividades. O tema principal do Fórum deste ano é "A Base de Um Mundo Multipolar: Formação de Novos Pontos de Crescimento".
"A estabilidade e a justiça em um mundo multipolar só são possíveis no caso de surgirem novos centros de influência capazes de oferecer sua visão sobre os problemas mundiais e participar da formação de uma nova ordem mundial. O desenvolvimento de novos pontos de crescimento exige a participação ativa de diferentes países e regiões que estejam prontos para assumir a responsabilidade por seu futuro", aponta o fórum.
O programa inclui mais de 150 sessões temáticas, que contarão com a participação de mais de 1.000 moderadores e palestrantes. Alguns temas específicos são a preservação da população, a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas, o apoio à família, a criação de oportunidades para a realização do potencial de cada pessoa, o desenvolvimento de seus talentos e a promoção de uma personalidade patriótica e socialmente responsável.
Os participantes das discussões vão refletir sobre o lugar e o papel da Rússia na ordem mundial multipolar emergente, mas também sobre o contributo dos "pontos de crescimento" – novos líderes econômicos que podem oferecer uma alternativa aos centros de influência tradicionais, com base na soberania dos países.
Outros temas serão dedicados às oportunidades de desenvolvimento sustentável e dinâmico da economia russa, o desenvolvimento de ferramentas e programas para alcançar a liderança tecnológica e a implementação de projetos nacionais na transformação digital do governo central e municipal, da economia e da esfera social.
O programa do fórum inclui mais de dez reuniões de altos representantes da Rússia com a União Econômica Euroasiática (UEE), a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), e ainda com representantes da África, América Latina, China, África do Sul e outras.
O lema do Fórum Econômico Internacional da Juventude 2024, que será realizado em 8 de junho, será o Dia do Futuro. Seu programa incluirá palestras orientadas para a prática, master classes e sessões com especialistas sobre tópicos relevantes para os jovens.