Panorama internacional

Promotores do Peru apresentam queixa de corrupção contra presidente Boluarte

A Procuradoria-Geral do Peru apresentou na segunda-feira (27) uma queixa constitucional contra a presidente Dina Boluarte por suposto esquema de corrupção envolvendo o uso de relógios de luxo.
Sputnik
A acusação de corrupção contra a presidente peruana Dina Boluarte pode levar à sua destituição em um momento de certa instabilidade política no país sul-americano.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro Gustavo Adrianzen ridicularizou a denúncia, classificando-a de perseguição "indevida, inconstitucional e ilegal", em comentários feitos à emissora local Canal N, acrescentando ainda que a presidente não se distrairá com "ruído político".

Boluarte já enfrentou a convocação para depoimentos e buscas policiais pelo uso de vários relógios Rolex e outras joias que parecem estar em desacordo com o seu modesto salário público.
Ela nega qualquer irregularidade no caso, argumentando que os bens de luxo lhe foram emprestados por um governador local.
Esta já é a segunda queixa constitucional enfrentada por Boluarte durante a sua administração de menos de dois anos.
Panorama internacional
Congressistas peruanos apresentam novo pedido de impeachment da presidente Boluarte
Em novembro de 2023, o procurador-geral apresentou uma queixa contra a presidente pela forma como lidou com a agitação social mortal após a destituição do seu antecessor.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar