Ao lado de Sergei Konstantinovich Timokhov, chefe de gabinete da bancada do PCFR, o vereador carioca apresentou a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aos colegas e debateu uma possível cooperação entre Moscou e Rio de Janeiro.
"O objetivo da visita é aproximar os povos russo e brasileiro e fixar parcerias com a cidade do Rio de Janeiro", declarou Edson Santos, destacando também a importância do BRICS para a nova organização geopolítica.
"[O BRICS] Reúne os principais países que não fazem parte do grupo europeu e americano, que são segmentos econômicos emergentes que têm na Rússia e no Brasil seus principais pilares — foram fundadores desse grupo", afirmou Santos na plenária, após anunciar a presença de Savostyanov e dar a ele as boas-vindas.
Por fim, o vereador defendeu uma aproximação da Câmara com a Duma de Moscou. "As relações do Brasil com a Rússia devem ser cada vez mais estreitas e fraternas."
O BRICS, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é um arranjo de mercados emergentes e países em desenvolvimento fundado em laços de amizade, solidariedade e interesses comuns. Em 2023, o grupo convidou a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã a aderirem. Esses países tornaram-se membros plenos a partir de 1º de janeiro de 2024.