Ao todo, foram realizadas 110 operações em maio como parte da Operação Sinergia. Neste mês, os trabalhos foram intensificados para dar cumprimento à Lei nº 14.432, de 2022, que instituiu a campanha Maio Laranja, realizada com ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O trabalho também tem como objeto a menção ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo (Lei nº 9.970/2000).
Também em maio foram capacitados 105 policiais em cursos relacionados a essa área temática pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.
Em 2024, mais de 600 mandados de prisão foram cumpridos e estão em aberto, referentes a crimes relacionados a essa temática, tendo o cumprimento ocorrido sob a Coordenação do Setor de Capturas da PF.
"Essa atuação dá efetividade à responsabilização dos abusadores e, consequentemente, interrompe o ciclo de violência imposto às crianças e aos adolescentes vítimas", diz a nota.