A descoberta de grande quantidade de ferro osmond é rara, com apenas três outros naufrágios conhecidos, e este é o único naufrágio já encontrado na Suécia carregado com um dos seus principais produtos de exportação.
"Na sexta-feira, 24 de maio, o barril com ferro osmond foi retirado da água pela primeira vez em quase 500 anos [...]. O barril, que está parcialmente quebrado e onde a carga é visível, agora será cuidado por um conservador e posteriormente examinado. Entre outras coisas eles [pesquisadores] esperam descobrir para que os [pedaços de] osmond eram usados e para onde iam quando o navio afundou", disse Jim Hansson, arqueólogo marinho e responsável do projeto.
Fragmentos de barris do século XVI descobertos em um naufrágio na costa da Suécia
© Foto / SMTM/Patrik Höglund
Trata-se do naufrágio de um navio construído em clínquer de um projeto característico da construção medieval. Estava em condições excepcionalmente boas para um navio construído com este método, seu mastro principal ainda permanece de pé, todo o equipamento intacto, a carga ainda está no lugar, escreve The HistoryBlog.
Dos 30 barris visíveis no local, 20 deles continham pedaços de ferro forjado com o peso médio de 300 gramas cada. Havia também barris de alcatrão, cinza e manteiga no porão do navio.
A análise dendrocronológica da madeira da embarcação e da madeira dos barris data a construção do navio da década de 1540 em Estocolmo. Arqueólogos acreditam que navio afundou nas décadas de 1550 ou 1560.