Na sexta-feira (31), o Financial Times informou que o diplomata de carreira Jon Benjamin havia sido destituído de seu cargo após o incidente que, segundo a mídia, ocorreu durante uma viagem oficial aos estados de Durango e Sinaloa em abril, mas foi divulgado agora.
O vídeo, compartilhado no X (antigo Twitter), foi publicado esta semana a partir de uma conta anônima, aparentemente controlada por funcionários da embaixada irritados com os maus tratos aos funcionários locais, escreve o jornal.
O clipe de cinco segundos, mostra Benjamin apontando a arma para uma pessoa cujo rosto está desfocado dentro de um carro.
"Em um contexto de assassinatos diários cometidos por traficantes de drogas no México, ele ousa brincar", dizia o relato anônimo.
O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido não anunciou oficialmente a posição do diplomata. No entanto, o site do governo afirma que ele "foi embaixador do Reino Unido no México entre 2021 e 2024".
"Estamos cientes deste incidente e tomamos as medidas adequadas. Quando surgem problemas internos, o ministério possui processos robustos de RH para resolvê-los", disse a chancelaria britânica, citada pela mídia.
De acordo com o The Independent, desde meados de abril, Rachel Brazier é encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido na capital mexicana, função em que um diplomata atua como chefe de missão de uma embaixada na ausência do embaixador.
As relações entre o Reino Unido e o México têm sido amigáveis há muito tempo, mas um tanto distantes, com grandes segmentos do comércio nos setores automotivo e de alimentos e bebidas.
Londres começou a negociar um novo acordo de livre comércio com a Cidade do México em 2022, embora tenham sido feitos progressos limitados, escreve o FT.