Na quinta-feira passada (30), um júri considerou Trump culpado de 34 acusações de falsificação de registros comerciais relacionados a um pagamento à atriz de filmes adultos Stormy Daniels, que alega ter tido um caso com o ex-presidente.
Trump rejeitou as acusações contra ele e criticou as caracterizações do pagamento como "dinheiro secreto", chamando, em vez disso, de um acordo-padrão de confidencialidade. Trump acusou a administração Biden de usar o sistema judicial como arma em um esforço para influenciar o resultado das eleições presidenciais de 2024.
"Esse foi um duro golpe para o Estado de direito. O ex-presidente está certo ao dizer que esse foi um caso fraudulento, movido por um promotor cuja eleição foi garantida por sua promessa de fazer isso, com um juiz que estava em conflito. Certamente será anulado em recurso, mas provavelmente só depois da eleição", disse Stephen Presser, professor emérito de história jurídica da Escola de Direito da Northwestern University.
Ele acrescentou que "o veredito de culpa e os procedimentos questionáveis certamente não aumentarão a confiança no sistema judiciário dos EUA, ou pelo menos nos tribunais de primeira instância de Nova York".
Da mesma forma, Paul Gottfried, editor-chefe da Chronicles: a Magazine of American Culture e professor emérito de humanidades no Elizabethtown College, sugeriu que a decisão era "claramente política", que irritaria os eleitores de direita e que poderia potencialmente irritar a maioria dos independentes.
"Os 30 a 40% dos nossos eleitores que estão claramente alinhados com a esquerda cultural parecem satisfeitos. Dito isso, duvido que o veredito mova um apoio significativo na direção de Biden. Ele é amplamente visto como senil e incompetente", acrescentou Gottfried.
Patrick Basham, diretor do Democracy Institute, considera que o veredito de Nova York é, na verdade, uma notícia muito boa para a campanha de Trump, observando que conseguiu beneficiar o antigo presidente de diferentes maneiras.
Condenação
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano às eleições, Donald Trump, foi condenado por todas as 34 acusações pelo júri em Nova York por fraude e suborno à atriz pornô.
O tribunal do júri de Nova York o considera culpado no caso em que responde criminalmente por falsificação de registros financeiros relacionados ao pagamento da atriz. A próxima etapa no processo judicial após o veredito do júri é a sentença, que será dada no dia 11 de julho.
A condenação acontece a quase seis meses das eleições e é a primeira da história de um ex-presidente norte-americano. Porém, a decisão não impede a continuidade da campanha para um novo mandato por Trump.