Panorama internacional

Claudia Sheinbaum vence as eleições presidenciais no México, segundo projeção

Claudia Sheinbaum, a candidata da coalizão governista liderada pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), triunfa nas eleições presidenciais do México, com uma faixa de 58,3% a 60,7% dos votos, segundo a apuração rápida anunciada pela presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Guadalupe Taddei.
Sputnik
A candidata opositora, Xóchitl Gálvez, da Frente Ampla "Força e Coração", obtém entre 26,6% e 38,6%, o candidato Jorge Álvarez Máynez, do Movimento Cidadão (MC, social-democrata), recebe entre 9,9% e 10,8%, explicou a titular do INE em um relatório à nação.
Os dois candidatos da oposição reconheceram, por meio de chamadas telefônicas, o triunfo da candidata governista Claudia Sheinbaum nas eleições presidenciais realizadas no México em 2 de junho, após a divulgação dos resultados da chamada apuração rápida do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

"Quero agradecer a Xóchitl Gálvez Ruiz, candidata da Força e Coração pelo México, por sua ligação que recebi há poucos minutos reconhecendo a vitória. E também a Jorge Álvarez Maírez por sua ligação, candidato do Movimento Cidadão, reconheço sua participação nestas eleições livres e democráticas", disse Sheinbaum.

Em 2 de junho foram realizadas eleições de presidente, vice-presidente, senadores, deputados, nove governadores, a chefia do governo da capital e 80% das quase 2.500 prefeituras mexicanas para o período de 2024 a 2030.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar