Panorama internacional

Em telefonema, Lula parabeniza a presidente eleita no México e anuncia desejo de visitar o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou na tarde desta segunda-feira (3) para a presidente eleita pelo México, Claudia Sheinbaum, para felicitá-la pela vitória nas eleições, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Sputnik
Mais cedo, Lula já tinha se manifestado nas redes sociais sobre a sucessora política de Andrés Manuel López Obrador, também primeira mulher a presidir o país norte-americano.
"Estou muito feliz com a vitória dela, porque ela representa o meu grande companheiro López Obrador, que fez um governo extraordinário, e, portanto, acho que o México estará garantido democraticamente no mandato dela", disse o presidente.
Sheinbaum agradeceu pelo telefonema nas redes sociais:

"Agradeço ao presidente Lula o seu apelo ao reconhecimento do triunfo do nosso movimento. O México e o Brasil são grandes nações unidas por uma visão e valores comuns. Reafirmamos nossa amizade e vontade de continuar construindo um futuro compartilhado", declarou ela em uma postagem na sua conta da plataforma X (antigo Twitter).

Candidata da coalizão governista liderada pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), ela ganhou com 60,7% dos votos.
Em encontro com o presidente da Croácia, Zoran Milanović, no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula anunciou que pretende visitar o México:

"Pretendo fazer alguma visita de agradecimento ao López Obrador pelo carinho que ele teve comigo quando eu não era presidente ainda, e também pela possibilidade que o Brasil quer ter de aumentar muito o comércio com o México. Somos as duas maiores economias do continente. Portanto, nós ainda temos pouco fluxo no comércio. Poderíamos ter muito mais, […] mais empresários investindo no Brasil e no México, e mais empresários brasileiros investindo no México para que as suas economias cresçam", disse Lula.

Também nesta segunda-feira, o Itamaraty informou que o governo mexicano concedeu agrément ao embaixador Nedilson Ricardo Jorge para representar o Brasil no México. Ele é o atual cônsul-geral do Brasil em Montreal, no Canadá.
Panorama internacional
Claudia Sheinbaum vence as eleições presidenciais no México, segundo projeção
Em 2 de junho foram realizadas eleições de presidente, vice-presidente, senadores, deputados, nove governadores, a chefia do governo da capital e 80% das quase 2.500 prefeituras mexicanas para o período de 2024 a 2030.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar