Panorama internacional

Ucranianos podem enfrentar cortes de energia de até 10 horas no inverno, alerta deputado

Consumidores ucranianos devem se preparar para cortes de energia que podem durar até dez horas por dia durante o inverno, alertou Sergei Nagornyak, membro da comissão parlamentar de energia da Suprema Rada.
Sputnik
O parlamentar declarou a estimativa durante uma transmissão na emissora de televisão ucraniana Canal 24.
Nagornyak destacou que a situação do sistema energético do país é extremamente complexa e que as dificuldades já são evidentes desde o início do verão. Ele previu que a situação se agravará ainda mais durante o inverno, forçando os ucranianos a enfrentarem longos períodos sem eletricidade diariamente.
A situação crítica do setor energético ucraniano não é recente. Em abril, o chefe da empresa nacional de energia Ukrenergo, Vladimir Kudrytsky, afirmou que o sistema enfrenta dificuldades significativas e que o déficit de geração de energia deve persistir por muitos meses.
O Ministério da Energia da Ucrânia anunciou em 22 de março que o sistema sofreu o maior ataque de sua história recente.
O diretor-geral da Ukrhydroenergo, estatal que administra usinas hidrelétricas, Igor Sirota, informou que o país perdeu cerca de 20% de sua capacidade regulatória devido aos danos na central hidroelétrica de Dniepre, localizada na cidade de Zaporozhie, controlada pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Além disso, Sergei Kovalenko, diretor-geral da empresa Yasno, parte da holding energética DTEK, alertou que a escassez de eletricidade pode persistir até o verão devido aos danos severos ao sistema energético.
A destruição de usinas termelétricas e subestações transformadoras também foi confirmada pelo prefeito da Carcóvia, Igor Terekhov.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar