Ciência e sociedade

Acham no local de antiga civilização placa de xisto de 2.500 anos com gravuras de guerreiros (FOTOS)

Durante escavações no sítio arqueológico Casas del Turuñuelo, arqueólogos do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC) descobriram uma placa de xisto de cerca de 20 centímetros gravada em ambos os lados, onde podem ser identificados diversos motivos.
Sputnik
A placa de xisto inclui exercícios de desenho, uma cena de batalha envolvendo três personagens e representações repetidas de rostos ou figuras geométricas. De acordo com os primeiros indícios, este achado raro em Guareña, Badajoz, pode ter servido como um auxílio para o entalhador, uma vez que eles esculpiam desenhos em pedaços de madeira, marfim ou ouro.
A nova campanha também tornou possível descobrir a localização de uma entrada oriental que dá acesso à Sala Escalonada, escavada em 2023 e conhecida pela descoberta dos primeiros relevos figurados de Tartessos. Os tartessianos, que se acredita terem vivido no sul da península ibérica (atuais Andaluzia e Extremadura), são considerados como uma das primeiras civilizações da Europa Ocidental.
Três figuras representadas digitalmente na face frontal da placa desenterrada na Espanha

Em coletiva de imprensa, a equipe de especialistas do CSIC destacou a importância da placa de xisto descoberta, que mostra quatro indivíduos identificados como guerreiros, tendo em conta suas roupas decoradas e as armas que carregam.

As indicações iniciais, embora exijam uma análise mais profunda, apontam que a placa de xisto teria pertencido a um joalheiro, sendo um material que teria servido como apoio para o artista enquanto gravava os motivos em pedaços de madeira, marfim ou ouro, escreve Arkeonews.
Três figuras representadas digitalmente na face frontal da placa desenterrada na Espanha
Este achado complementa a descoberta feita nas escavações anteriores, onde a documentação de vários rostos permitiu, pela primeira vez, a admiração de como a sociedade dos séculos VI-V a.C. usava suas joias.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar