Ciência e sociedade

Supercomputador chinês ajuda no combate a complicações diabéticas

Cientistas chineses, utilizando um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, identificaram uma estratégia terapêutica promissora para o tratamento das complicações diabéticas.
Sputnik
O supercomputador Tianhe-2, na província de Guangdong, no sul da China, classificado em 16º lugar entre os 500 computadores mais rápidos do mundo, tem sido usado como plataforma para a descoberta de medicamentos.
Apoiada pela Virtual Screening on Tianhe-2, uma plataforma de triagem de alto rendimento executada em Tianhe-2, a equipe liderada por pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen descobriu que 2MBC, uma acilcarnitina de cadeia ramificada, pode acelerar significativamente a taxa de formação de coágulos sanguíneos no corpo.
O diabetes está entre as condições crônicas mais prevalentes em todo o mundo. A formação de coágulos sanguíneos causada pela doença é um dos principais causas para a incapacidade e a mortalidade na população diabética.
Cientistas investigam se COVID-19 pode contribuir para surgimento de diabete
Os investigadores descobriram que o 2MBC exerce uma influência direta nas plaquetas, aumentando as suas capacidades de agregação, propagação e contração, e o efeito está presente tanto em roedores como em humanos.
O produto químico é um metabolito originário da microbiota intestinal e, portanto, o pré-tratamento com antibióticos para eliminar as bactérias intestinais interrompe eficazmente esta conversão metabólica, de acordo com o estudo publicado recentemente na revista Cell Metabolism.
Os investigadores afirmam que a descoberta abre caminho para novos alvos terapêuticos e estratégias inovadoras no combate a complicações associadas a distúrbios metabólicos como a diabetes.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar