Notícias do Brasil

Brasil terá ao menos 5 encontros bilaterais durante cúpula do G7 na Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma agenda intensa entre os dias 13 e 15 de junho em Borgo Egnazia, na Itália. Segundo o Itamaraty, estão previstas reuniões bilaterais com o papa Francisco, três presidentes e um primeiro-ministro.
Sputnik
Convidado para participar da cúpula do G7 (grupo que reúne Estados Unidos, Itália, Alemanha, Reino Unido, Japão, França e Canadá) que acontece no fim desta semana, o presidente Lula embarcará para a Europa e terá pelo menos cinco encontros bilaterais já divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores.
Conforme a pasta, Lula terá agenda com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, além dos presidentes da França, Emmanuel Macron; da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "Outros quatro pedidos de reunião bilateral ainda estão sendo avaliados", declarou à Agência Brasil o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, embaixador Mauricio Lyrio.
Conforme o Itamaraty, é a oitava vez que o presidente Lula estará presente em uma cúpula do G7. No ano passado, o petista também esteve na reunião anual do grupo, em Hiroshima, no Japão. O Brasil deve focar temas como combate à fome, taxação dos super-ricos e setor trabalhista.
Panorama internacional
Putin, como Xi, Modi e Lula, deixa claro que agenda global precisa ser democratizada, diz analista

Lula embarca para Genebra na quarta (12)

Antes da cúpula do G7, Lula vai participar da conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na próxima quinta-feira (13), em Genebra. O embarque do presidente acontece na noite de quarta (12), segundo o Itamaraty.
Lula vai abrir o encontro e deve apresentar iniciativas brasileiras na defesa dos trabalhadores e também a atuação do país no combate à desigualdade e à exclusão social.
"No mesmo dia à noite, o presidente brasileiro segue para a Itália, onde ficará até o dia 15 de junho, quando estão previstos os encontros bilaterais, retornando provavelmente à noite ao Brasil. Esta edição do encontro terá, como temas, inteligência artificial, energia, África e Mediterrâneo", acrescentou a pasta.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar