A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un alertou na segunda-feira (10) sobre uma nova resposta contra a Coreia do Sul se Seul continuar com as transmissões de alto-falantes e permitir voos de balões de folhetos, cita a agência britânica Reuters.
"Se a RdC [República da Coreia] realizar simultaneamente a provocação de espalhar folhetos e transmitir com alto-falantes sobre a fronteira, sem dúvida testemunhará a nova reação da RPDC", disse Kim Yo-jong em um comunicado na noite de domingo (9), divulgado pela agência norte-coreana KCNA, usando os nomes oficiais das Coreias do Sul e do Norte.
A Coreia do Sul usou no domingo (9) transmissões de alto-falantes dirigidas à Coreia do Norte, segundo seus militares, em resposta a Pyongyang ter continuado enviando balões com lixo para o Sul.
Além disso, o Estado-Maior Conjunto sul-coreano declarou que foram detectados sinais de que a Coreia do Norte estava instalando seus próprios alto-falantes, e que a Coreia do Sul não planeja operar seus alto-falantes na segunda-feira (10).
No sábado (8), a Coreia do Norte lançou cerca de 330 balões com lixo, e na segunda-feira (10) a Coreia do Sul advertiu que outros 310 balões foram lançados, com cerca de 50 pousando no Sul.
"Esse é o prelúdio de uma situação muito perigosa", disse Kim, que é vice-diretora do Departamento de Publicidade e Informação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, sobre as transmissões de alto-falantes sul-coreanas.