Panorama internacional

Ministério da Defesa da China diz que incidente com fragata holandesa é 'hediondo'

A Defesa chinesa alertou os Países Baixos a restringirem ações de suas forças navais e aéreas depois que o Ministério da Defesa holandês disse que caças chineses se aproximaram "de forma insegura" de uma fragata holandesa no mar da China Oriental.
Sputnik
Caças da Força Aérea chinesa circularam uma fragata e aproximaram-se de um helicóptero no mar da China Oriental de uma forma que "causou uma situação potencialmente insegura", disse a Defesa dos Países Baixos no sábado (8).
Nesta terça-feira (11), o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Zhang Xiaogang, afirmou que Amsterdam estava "alegando falsamente estar realizando uma missão das Nações Unidas e flexibilizando sua força no mar e no espaço aéreo sob a jurisdição de outro país, criando tensão e minando as relações amistosas entre os dois países".

"Deploramos veementemente a natureza hedionda das palavras e ações do lado holandês e apresentamos representações solenes junto a eles", disse Xiagong, citado pela Reuters.

A Defesa chinesa acrescentou que a fragata HNLMS Tromp estava patrulhando as águas em apoio às sanções da ONU contra a Coreia do Norte, quando foi cercada por dois caças chineses.
Operação militar especial russa
Países Baixos insistem em apoio militar à Ucrânia com novo pacote de 138 milhões de euros
De acordo com o jornal The South China Morning Post, o porta-voz, ao relatar o ocorrido, também afirmou que "um helicóptero da fragata HNLMS Tromp da Marinha holandesa invadiu provocativamente o leste de Xangai, e o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular [ELP] respondeu com advertências verbais e enviou caças para expulsá-lo à força".
O Ministério da Defesa chinês disse que a declaração holandesa "distorceu os fatos" e que as ações do ELP foram "completamente legais e razoáveis".
A fragata HNLMS Tromp vai em seguida para o Japão e depois para o Havaí para os exercícios navais da Orla do Pacífico, de acordo com o Ministério da Defesa dos Países Baixos, citado pela Reuters.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar