Panorama internacional

'Marco histórico': China e Nicarágua lançam primeira rota comercial marítima

China e Nicarágua inauguraram nesta quinta-feira (13) a primeira rota comercial marítima conjunta, um marco histórico no desenvolvimento das relações comerciais entre ambas as nações.
Sputnik
A cerimônia de lançamento do navio Sunny Fortune e a viagem inaugural de transporte internacional da empresa Central China ocorreram no porto de Tianjin, na China. A embarcação tem como destino o porto de Corinto, na Nicarágua.
Panorama internacional
Nicarágua saúda consenso alcançado entre Brasil e China para paz na Ucrânia, diz governo de Ortega
De acordo com o governo da Nicarágua, o navio Sunny Fortune transporta os primeiros equipamentos e maquinaria destinados à modernização do aeroporto internacional Punta Huete, da Nicarágua, projeto empreendido pela empresa China CAMC Engineering.
"A nova rota China-Nicarágua será operada por três embarcações e consistirá em uma viagem mensal entre nossos países irmãos", detalhou Wei Bo, presidente da Câmara de Comércio de Transporte Multimodal de Tianjin.
Michael Campbell, embaixador da Nicarágua na China, ressaltou que a nova rota marítima direta entre o porto de Tianjin e o porto de Corinto "é um marco histórico no desenvolvimento das relações comerciais entre a China e a Nicarágua e se tornará um pilar para a plena utilização do tratado de livre comércio entre os países".
O governo da Nicarágua também destacou que a embarcação e sua carga significativa chegarão ao país centro-americano em meados do mês que vem, justamente a tempo de celebrar o 45º aniversário da Revolução Sandinista, em 19 de julho.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Comentar