Notícias do Brasil

Brasil lança 1ª planta de produção de combustível sustentável para aviação

O governo federal lançou nesta segunda-feira (17) a primeira planta de produção de petróleo sintético para fabricação de combustível sustentável de aviação, mais conhecido como SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuels (Combustíveis Sustentáveis de Aviação, em português).
Sputnik
O projeto piloto foi instalado na unidade de biodigestão da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), como principal fonte de carbono para a produção dos hidrocarbonetos. O material será fabricado a partir do biogás, com resíduos orgânicos.
O material é direcionado para o sistema de biodigestão, onde ocorre a conversão da matéria orgânica em biogás. O produto é armazenado, tratado e direcionado para a planta de conversão de gás para líquido. Após ser tratado, o material é transformado em hidrogênio verde, que não emite dióxido de carbono (CO2).
Notícias do Brasil
Biogás ganha protagonismo no setor de energia do Brasil através de investimentos e novas regulações
Com investimento de 1,8 milhão de euros (R$ 10,4 milhões) do governo alemão, a unidade de produção de Hidrocarbonetos Renováveis vai produzir 6kg/dia de bio-syncrude – mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, que será destinada à produção de SAF.
Os recursos aplicados se inserem nos esforços do governo federal rumo à transição energética para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a ideia é ampliar esse processo de descarbonização no desenvolvimento sustentável em todas as atividades e, por isso, no início do mês, foi criado um grupo de trabalho para discutir ações e metas de sustentabilidade no setor aéreo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar