Panorama internacional

EUA vão desviar sistemas Patriot encomendados por aliados para a Ucrânia, anuncia Casa Branca

Os Estados Unidos estão suspendendo as entregas de sistemas de mísseis de defesa aérea a aliados, direcionando os envios para a Ucrânia, em uma tentativa de fortalecer o país, disse a Casa Branca nesta quinta-feira (20), em meio à situação complicada para os ucranianos na linha de frente.
Sputnik
As remessas de sistemas de mísseis Patriot serão redirecionadas para a Ucrânia como parte de uma "decisão difícil, mas necessária", de redefinir a prioridade das entregas planejadas, disse o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
Alemanha, Polônia e Romênia estão entre as nações com encomendas pendentes de sistemas Patriot, relata a Bloomberg.
A mudança ocorre no momento em que alguns países europeus, incluindo Espanha, Grécia e Romênia, têm, até agora, recusado pedidos de transferência dos seus sistemas para a Ucrânia, escreve a mídia.

"Vamos garantir que daremos à Ucrânia as capacidades críticas de defesa aérea de que necessita agora e no futuro, e continuaremos a trabalhar com os nossos aliados e parceiros para garantir que eles também obtenham as capacidades de defesa aérea que pediram", disse Kirby, citado pela agência.

Espera-se que os novos sistemas cheguem nas próximas semanas, devendo fornecer capacidades à Ucrânia durante o restante deste ano fiscal e no próximo, acrescentou o alto funcionário.
Panorama internacional
Oficial militar alemão diz que Kiev pode usar mísseis Patriot para abater aviões na Rússia
Moscou já enviou uma nota aos países da OTAN na qual o Ministério das Relações Exteriores russo advertia que qualquer carregamento incluindo armas destinadas a Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar