Panorama internacional

Partidos de esquerda da França prometem reverter reforma previdenciária de Macron se eleitos

A Nova Frente Popular, coligação formada por partidos de esquerda franceses, prometeu nesta sexta-feira (21) apresentar um projeto de lei para cancelar a reforma previdenciária sancionada por Emmanuel Macron e reduzir a idade da aposentadoria para 60 anos se vencer as eleições parlamentares.
Sputnik
"Se vencermos, apresentaremos um grande projeto de lei sobre a pensão aos 60 anos antes de 2027. Contaremos com o trabalho conjunto dos nossos parceiros sociais", disse Éric Coquerel, legislador do partido A França Insubmissa, em entrevista coletiva.
Se a coligação for vitoriosa, a reforma de Macron será cancelada já em 2024, afirmou. Os partidos planejam, então, organizar uma grande conferência para discutir com organizações sociais o quadro jurídico para colocar a idade de aposentadoria para 60 anos.
A ideia é utilizar, entre outras coisas, um imposto sobre salários e rendimentos elevados para financiar as pensões.
Panorama internacional
Hipocrisia à francesa: por que a França insiste em manter o controle sobre a Nova Caledônia?
O slogan "Pensão aos 60" foi um dos principais dos protestos contra a reforma previdenciária que ocorreram na França de janeiro a junho de 2023.
Mais de 1 milhão de pessoas participaram de atos públicos em todo o país, mas a reforma que aumenta gradualmente a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos entrou em vigor em setembro de 2023.
Em 9 de junho, Macron anunciou a dissolução da câmara baixa do Parlamento francês e a realização de eleições parlamentares antecipadas em dois turnos, em 30 de junho e 7 de julho.
A decisão foi tomada na esteira das eleições para o Parlamento Europeu, das quais o partido de direita francês Reagrupamento Nacional saiu vitorioso, terminando com mais de 15 pontos percentuais à frente da coligação centrista de Macron.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar