Ciência e sociedade

Navio naufragado de 3.300 anos com carga intacta é descoberto perto de Israel (VÍDEO)

Uma embarcação de prospecção de gás natural que operava a cerca de 90 km da costa de Israel se deparou com um navio repleto de centenas de ânforas que data dos séculos XIV-XIII a.C., ou seja, têm 3.300-3.400 anos.
Sputnik
De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), trata-se de um dos mais antigos exemplos conhecidos de uma embarcação navegando longe de terra.
A descoberta de um navio do final da Idade do Bronze tão longe no mar indica que as aptidões de navegação dos marinheiros antigos eram mais avançadas do que se pensava, porque podiam viajar sem uma linha de visão da terra, diz IAA.
A grande profundidade em que o navio foi encontrado, de 1.800 metros, significa que ele permaneceu intocado por ondas, correntes ou pescadores ao longo de vários milênios, oferecendo maior potencial de pesquisa, relata a autoridade.

"A descoberta deste barco agora muda toda a nossa compreensão das aptidões dos antigos marinheiros. É o primeiro a ser encontrado a uma distância tão grande, sem linha de visão para qualquer massa terrestre", disse Jacob Sharvit, chefe da unidade marinha da IAA, acrescentando que duas embarcações similares da mesma época foram descobertas anteriormente, mas mais perto da costa.

O navio carregava centenas de ânforas intactas, que eram provavelmente utilizadas para transportar azeite, vinho ou fruta, escreve AP News.
Comentar