Panorama internacional

Qual é o objetivo de Israel, se as FDI afirmam que não conseguem destruir o Hamas?

Nesta quarta-feira (19), o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) disse que Israel não é capaz de completar seu objetivo declarado em Gaza de derrotar o Hamas, uma forte repreensão ao premiê do país Benjamin Netanyahu, que disse que a guerra deve continuar até que o Hamas seja destruído.
Sputnik
"Esse negócio de destruir o Hamas, fazer o Hamas desaparecer – é simplesmente jogar areia nos olhos do público", disse o porta-voz, contra-almirante Daniel Hagari. "O Hamas é uma ideia, o Hamas é um partido. Está enraizado nos corações do povo – quem pensa que podemos eliminar o Hamas está errado."
Neste sentido surge a questão: se derrotar o Hamas é impossível, quais são os verdadeiros objetivos de Israel em Gaza?
Para Netanyahu, isso pode ser apenas a sobrevivência política. Antes de 7 de outubro, houve protestos regulares contra ele dos israelenses sobre suas reformas da Suprema Corte do país. Esses protestos agora se renovaram, assim como os protestos acusando Netanyahu de não priorizar a liberação dos reféns israelenses mantidos pelo Hamas.
“Ele acredita que continuar a cometer esse genocídio contra o povo palestino é fundamental para sua sobrevivência política", disse à Sputnik a coeditora do portal Popular Resistance, dra. Margaret Flowers. "Tudo está desmoronando ao seu redor", acrescentou.
"[O governo israelense está] violando o direito internacional, conduzindo um genocídio contra o povo com a condenação da maior parte do mundo. No entanto, por alguma razão, eles não podem alcançar seus objetivos declarados, mas isso não significa que eles não vão continuar e os EUA vão continuar a apoiá-los, porque isso é um grande benefício para o complexo militar-industrial dos EUA", explicou Flowers.
Panorama internacional
'O mundo não pode permitir que o Líbano se torne outra Gaza', alerta chefe da ONU
Além de Gaza, Israel também tem estado em confronto com o Hezbollah no Líbano. No início desta semana, o Hezbollah divulgou um vídeo com imagens de drones sobre o espaço aéreo israelense, destacando a infraestrutura de segurança crítica e até mesmo as casas de alguns funcionários de alto escalão.
"Se o Estado de Israel realmente quisesse tornar seu povo seguro, eles teriam negociado um cessar-fogo há muito tempo e posto fim a essas hostilidades. Mas esse definitivamente não é seu objetivo. A erradicação completa do povo palestino é seu objetivo. E eles não se importam com o custo civil", disse Flowers.
Ontem (21), a mídia israelense informou que o CEO de uma empresa que gerencia os sistemas elétricos de Israel disse que o Hezbollah poderia tornar Israel "inabitável" dentro de 72 horas, atacando sua rede elétrica.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar