O artefato quadrado mede 45x46 mm e retrata uma imagem intricadamente entalhada de um guerreiro seminu empunhando uma espada e um escudo. A representação detalhada inclui características faciais finamente trabalhadas e cabelos esvoaçantes, além de seis furos assimétricos em torno da borda exterior em relevo.
Especialistas sugerem que a placa é uma sobreposição decorativa de uma caixinha feita por artesãos em Chersonesus ou Constantinopla durante o período bizantino. As caixinhas eram comuns do século X ao século XII e tinham pequenas placas fixas com pregos ou pinos de osso.
Inicialmente, as sobreposições de placas eram feitas de materiais raros, como marfim, mas a partir do século XII a tradição passou para o uso de ossos de animais domésticos ou selvagens.
Placa de osso bizantina descoberta dentro das muralhas históricas da cidade de Suzdal, Rússia
"Placas de osso de caixas decoradas com entalhos artísticos em relevo são um achado extremamente raro e valioso no território da Antiga Rus", aponta o comunicado de imprensa do Instituto de Arqueologia.
O artefato foi descoberto entre os restos de habitações históricas de entre os séculos XII e XIV, junto com cruzes de pedra, uma vasilha de vidro com uma pintura de esmalte, uma chave de ferro e selos da região de Brest de Belarus.