Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem artefato raro na Arábia Saudita com inscrições em língua extinta (FOTOS)

A Comissão de Turismo e Patrimônio da Arábia Saudita anunciou a descoberta de uma rara inscrição bilingue na vila de Alqan, região de Tabuk.
Sputnik
De acordo com a Agência de Imprensa Saudita (SPA), a peça encontrada durante uma escavação arqueológica em Alqan tem duas linhas em escrita thamud e uma em árabe primitivo.
As inscrições na parte superior da pedra pertencem a uma língua semítica meridional relacionada ao árabe, a língua do Reino de Thamud. Esta língua é um antigo dialeto do norte da Arábia conhecido a partir de inscrições pré-islâmicas entalhadas em pedra em regiões que se estendem entre o deserto da Arábia e o Sinai. Estas inscrições geralmente datam do período que se estende entre o século IV a.C. e o séculos III ou IV d.C.
No entanto, a tipologia dos caracteres sugere que a peça data do século V d.C. A inscrição é uma combinação entre a escrita thamud e a escrita árabe primitiva, sendo uma prova viva do uso contínuo da escrita thamud no século V d.C.
A comissão também afirmou que a nova descoberta mostra a evolução dos antigos sistemas de escrita da Península Arábica, escreve Arkeonews.
O Reino de Thamud foi o primeiro reino, ou confederação tribal, pré-islâmico existente na Península Arábica, de acordo com fontes assírias e romanas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar