Panorama internacional

Coreia do Norte condena exercício trilateral dos EUA, Japão e Coreia do Sul: 'OTAN asiática'

Bombardeiro B-1B da Força Aérea dos EUA sobrevoa a Península da Coreia com jatos de combate sul-coreanos  durante exercício aéreo combinado.
A Coreia do Norte condenou os recentes exercícios militares em conjunto da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, intitulados de Freedom Edge. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país, os três países assumiram a forma de uma "versão asiática da OTAN".
Sputnik
Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão concluíram neste sábado (29) seu primeiro exercício militar trilateral de três dias, o Freedom Edge (Borda da Liberdade, em tradução livre). A ideia é dissuadir contra "ameaças" norte-coreanas.
As nações já realizaram exercícios em conjunto antes, mas o Freedom Edge foi o primeiro a incluir diferentes setores, como o marítimo, aéreo, subaquático e cibernético.
O porta-aviões USS Carl Vinson (E), navega com o destróier Aegis da Marinha da Coreia do Sul, King Sejong, o Grande, e o destróier Aegis da Força de Autodefesa Marítima do Japão, Kongou, nas águas internacionais da costa sul da península coreana durante um recente exercício conjunto em 2024
Panorama internacional
Aumento de presença dos EUA no Pacífico força outras nações a 'escolher um lado', diz general chinês
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da República Popular da Coreia, o perigo desses exercícios é que eles são uma manifestação da organização do bloco militar trilateral desses países, informa a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA)
"Os EUA justificam-se agora dizendo que as relações trilaterais entre os EUA, o Japão e a Coreia do Sul são relações de cooperação destinadas a reforçar a estabilidade e a segurança na região e não significam uma 'versão asiática da OTAN', mas isto é apenas uma manobra para escapar às acusações internacionais de fabricar um bloco agressivo", disse a pasta.
O Ministério lembra ainda que após a reunião trilateral entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, em agosto do ano passado, os países concordaram que, em caso de ameaça contra qualquer um deles, cooperariam imediatamente para uma resposta conjunta.

"Isto é inerentemente uma reminiscência do princípio de defesa coletiva da OTAN."

"Os EUA, o Japão e a Coreia do Sul concordaram em realizar regularmente exercícios militares conjuntos trilaterais em vários espaços, tal como a OTAN realiza exercícios militares conjuntos anuais em todos os espaços, incluindo terra e mar, ar e ciberespaço. Isto indica que as relações entre os EUA , o Japão e a Coreia do Sul assumiram a forma de uma 'versão asiática da OTAN'."
Panorama internacional
Lavrov: EUA e seus aliados tentam minar arquitetura de segurança na região da Ásia-Pacífico
A pasta nota que, diferentemente do AUKUS, a aliança de cooperação técnica para garantir a segurança dos EUA, Grã-Bretanha e Austrália, ou do sistema de cooperação trilateral para garantir a segurança dos EUA, Japão e Filipinas, o bloco militar trilateral dos EUA, o Japão e a República da Coreia são uma organização militar agressiva que pode "entrar em confronto militar contra outros países a qualquer momento sob as ordens e comando de Washington".
Comentar