"Já que [os sistemas] S-400 estão implantados [na zona da operação militar especial], e os MiG-31 continuam desempenhando um papel fundamental nas operações militares da Rússia, o Saab 340 será extremamente vulnerável", disse a publicação.
De acordo com a publicação, o Saab 340 nos céus da Ucrânia enfrentará uma Força Aeroespacial russa preparada para o combate, bem como amplo arsenal de meios da classe terra-ar, enquanto a aeronave tem poucas possibilidades de retirada e de se deslocar de bases aéreas seguras.
Para destruir a aeronave desta classe, em primeiro lugar, podem ser usados mísseis ar-ar R-37M. Eles têm um alcance impressionante de 400 quilômetros e conseguem alcançar uma velocidade de 6 Mach. Em janeiro de 2023, o Ministério da Defesa britânico informou que o R-37M foi efetivamente usado para atingir aeronaves ucranianas a mais de 200 km de distância.
Com a exceção do míssil chinês PL-XX, este tipo de mísseis é considerado insuperável em todo o mundo, conclui o artigo.
A Rússia tem repetidamente enfatizado que fornecer armas para a Ucrânia significa "brincar com o fogo", pois dificulta a resolução do conflito e envolve diretamente os países da OTAN no conflito.