Panorama internacional

Cenário trágico: quantos caças o Reino Unido teria no caso de ataque inimigo?

O Reino Unido teria uma força de resposta aérea limitada caso fosse necessário responder a um ataque ao país europeu, segundo informou a mídia britânica.
Sputnik
O Reino Unido tem apenas quatro caças prontos para decolar imediatamente no caso de um possível ataque inimigo em seu território, declarou o ex-comandante da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) do país ao jornal britânico The Sun.
O marechal aéreo Greg Bagwell disse que os quatro Eurofighter Typhoon, que podem ser usados sob o regime de Alerta de Reação Rápida (QRA, na sigla em inglês) do Reino Unido, estão baseados em Lossiemouth, na Escócia, e na cidade de Coningsby, em Lincolnshire, no leste do Reino Unido.
Bagwell argumentou que o restante da RAF teria capacidades de resposta a uma ameaça inimiga, mas alertou que os respectivos recursos poderiam se esgotar em breve.
Panorama internacional
Reino Unido constrói feixe de energia contra alvos aéreos (VÍDEO)
"[O Reino Unido] não tem toda a Força Aérea em alerta hoje, não estamos na Batalha da Grã-Bretanha. Não temos aeronaves em alerta espalhadas por todo o país", disse ele.
"As aeronaves que temos não vão se defender de um ataque significativo", sublinhou.
O ex-comandante da RAF acrescentou que seu país tem atualmente cerca de 130 Typhoons no total, mas que esse número será reduzido para cerca de 100 no próximo ano.
"Desses, nem todos estarão prontos para voar", destacou Bagwell.
Anteriormente, o Comitê Parlamentar de Defesa do Reino Unido alertou que a RAF agora não tem caças, transporte aéreo e alerta antecipados. Um documento de comando do Ministério da Defesa de 2021 ordenou cortes no número de caças, o que está criando um déficit de aeronaves de combate que pode persistir até a década de 2030.
"O número de aeronaves de combate já é baixo. […] Isso é inaceitável. O [Ministério da Defesa] e a RAF devem considerar urgentemente como podem aumentar a massa aérea de caças no curto prazo", solicitaram legisladores britânicos em setembro de 2023.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar