A já tradicional votação permite que os usuários da Internet escolham a melhor, na sua opinião, foto ou série dentre as incluídas por um júri internacional na lista dos trabalhos finalistas. O trabalho vencedor será aquele que obtiver o maior número de votos.
Para votar, os interessados precisam escolher a foto ou série de fotos de que gostarem mais no site do concurso e clicar no ícone correspondente ao lado delas. Não é necessário ter um perfil pessoal em uma rede social. A votação estará aberta até as 23h59 (horário de Moscou) do dia 31 de julho.
O vencedor da votação on-line será anunciado no início de agosto próximo. O autor da foto mais popular na Internet ganhará uma Menção Honrosa.
Os nomes dos premiados e do vencedor do Grande Prêmio serão divulgados pela Comissão Organizadora em setembro próximo na versão russa do site e na versão inglesa. Planeja-se também lançar a tradicional exposição itinerante internacional dos trabalhos premiados em diversas cidades do mundo.
Sobre o concurso
Organizado pelo grupo de mídia Rossiya Segodnya sob os auspícios da Comissão da Rússia para a UNESCO, o Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Stenin tem como objetivo apoiar jovens fotógrafos e chamar a atenção da opinião pública para os desafios enfrentados pelo fotojornalismo contemporâneo. É um fórum de jovens fotógrafos, que são talentosos, receptivos e abertos a tudo o que é novo, onde eles chamam nossa atenção para as pessoas e os eventos ao nosso redor.
Os principais parceiros de mídia do concurso são: a Empresa Nacional de Televisão e Radiodifusão (VGTRK, Rússia), a plataforma on-line SMOTRIM (Rússia), o canal de TV estatal russo Rossiya-Kultura (Rússia) e o canal de TV Moscow 24 (Rússia).
Os parceiros de mídia internacionais do concurso são: a agência de notícias e rádio Sputnik (Internacional), o canal de TV e portal RT (Internacional), a holding Independent Media (África do Sul), a agência de notícias ANA (África do Sul), o Shanghai United Media Group (SUMG) (China), o portal on-line China Daily (China), o portal on-line The Paper (China) e a rede de mídia Al Mayadeen (Líbano).
O concurso conta com o apoio de parceiros setoriais como a União de Jornalistas da Rússia, o portal de informações YOung JOurnalists (Rússia), o portal Russian Photo (Rússia) e o portal Photo-study.ru (Rússia).