O teste ocorreu um dia após a Coreia do Sul notificar o lançamento de dois mísseis pelo Norte, dos quais um teria falhado.
O novo míssil, identificado como Hwasong-11Da-4.5, tem capacidade para transportar uma ogiva de 4,5 toneladas.
Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês), "o teste de disparo foi conduzido com um míssil equipado com uma ogiva pesada, simulada para verificar a estabilidade do voo e a precisão do acerto no alcance máximo de 500 quilômetros [km] e no alcance mínimo de 90 km".
A KCNA acrescentou que outro teste será realizado em julho para "verificar as características do voo, a precisão do acerto e o poder de explosão da ogiva supergrande no alcance médio de 250 km".
Nesta segunda-feira (1º), o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS, na sigla em inglês) relatou que a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos em direção ao nordeste de uma região ocidental.
Um dos mísseis voou aproximadamente 600 km antes de cair no mar do Leste, enquanto o outro percorreu cerca de 120 km antes de seu rastro desaparecer do radar.
O órgão indicou que o segundo míssil pareceu voar de maneira anormal durante a fase inicial, e que se ele explodisse no ar seus destroços poderiam ter caído em terra.