A Polônia suspendeu na segunda-feira (1º) a passagem de caminhões ucranianos sem permissão de transporte internacional, anunciou a Guarda Fronteiriça da Ucrânia.
"A partir das 00h00 [19h00, no horário de Brasília] do dia 1º de julho, o lado polonês nos pontos de controle fronteiriços suspendeu a entrada e a saída de veículos de carga ucranianos que não possuam permissões para o transporte internacional de carga (permissão ou livrete da Conferência Europeia de Ministros dos Transportes (ECMT) para dentro e fora da República da Polônia. Os pontos fronteiriços em outras áreas estão funcionando normalmente", cita a Agência de Notícias da Ucrânia.
As autorizações da ECMT são exigidas pelas transportadoras que operam voos para 52 Estados-membros da conferência, e permitem não apenas o transporte de carga bidirecional e em trânsito, mas também o transporte de e para terceiros países.
A Agência de Notícias da Ucrânia informou em junho que a Ucrânia e a UE prorrogaram a "isenção de vistos de transporte" por mais um ano.