Especialistas ainda estão analisando os artefatos, mas o estilo do design dos objetos os data da Idade do Bronze Média, ou seja, de aproximadamente 3.500 anos. Um dos machados é mais antigo do que o resto das peças, ele remonta ao início da Idade do Bronze (2000-1500 a.C.).
Os artefatos foram descobertos no ano passado por um aficionado com detector de metais em um campo nos arredores da cidade. Ele trouxe os objetos para o Museu Podripske em Roudnice nad Labem, onde foram examinados por arqueólogos que confirmaram que eram artefatos da Idade do Bronze.
O tesouro consiste em oito pulseiras ou tornozeleiras, oito cabeças de machado, dois longos pinos com topo em forma de esfera e uma ponta de lança. Todos os objetos são feitos de bronze. As cabeças de machado teriam sido originalmente afixadas em uma haste de madeira que se curvava naturalmente em um ângulo certo para que a lâmina pudesse ser usada como um machadinho, escreve Radio Praga Internacional.
Os objetos foram submetidos à análise de fluorescência de raios X para determinar a composição do metal. Dependendo dos resultados, pode ser possível restringir a origem do metal com base em sua composição.
O tesouro foi enterrado deliberadamente. Os artefatos podem ter sido deixados como uma oferenda votiva para uma deidade, ou em reação a um perigo para a vila, tal como um assalto inimigo.