"Foi registrado um bombardeio por parte das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Gorlovka. Ao todo, três projéteis de calibre 155 milímetros foram disparados", diz a declaração publicada da agência.
Anteriormente, também foi informado que o Exército ucraniano realizou disparos de ao menos 16 projéteis de calibre de 155 milímetros fornecidos pela OTAN, além de lançarem um explosivo por meio de um drone.
A representação informou que, na quarta-feira, as AFU dispararam pelo menos 16 projéteis de calibre "da OTAN" de 155 milímetros em Gorkovka e lançaram um dispositivo explosivo de um drone.
Gorlovka está localizada a 50 quilômetros ao norte de Donetsk, e a cidade abriga o complexo químico Stirol e empresas de mineração de carvão. É um dos maiores assentamentos da região e, antes do conflito, contava com uma população de 250 mil pessoas.
Artilharias são usadas frequentemente
A artilharia de calibre 155 milímetros é usada pelos países da OTAN, a exemplo dos Estados Unidos, que forneceram obuseiros de longo alcance M777 para as tropas ucranianas em meio à operação militar especial russa. Além disso, esses equipamentos frequentemente são utilizados para bombardear cidades na República Popular de Donetsk (RPD) e na República Popular de Lugansk (RPL).
As tropas ucranianas também foram equipadas com instalações de artilharia autopropulsada alemãs PzH 2000, obuseiros autopropulsados poloneses Krab e obuseiros autopropulsados franceses Caesar, que usam projéteis desse calibre.