Panorama internacional

Israel e ONU avaliam implantação de Starlink na Faixa de Gaza, diz mídia

Tel Aviv estaria negociando o uso do sistema de satélite Starlink na Faixa de Gaza, embora temendo uma possível utilização pelo grupo palestino Hamas.
Sputnik
Israel e a ONU estão negociando a implantação do sistema de comunicações por satélite Starlink do bilionário Elon Musk na Faixa de Gaza, escreve na quarta-feira (3) o portal Walla.
Trata-se de um plano para aumentar a segurança dos trabalhadores humanitários da ONU na Faixa de Gaza, segundo informaram três altos funcionários israelenses e um alto funcionário da ONU à mídia.
Os funcionários israelenses prometeram que o sistema Starlink fornecerá Internet via satélite para as equipes da ONU na Faixa de Gaza, que é uma das condições da organização para renovar a distribuição de ajuda humanitária.
Panorama internacional
Israel quer usar o Starlink de Musk em caso de guerra com o Hezbollah, diz mídia
No entanto, Israel teme que o sistema possa também ser usado pelo Hamas, dificultando assim o monitoramento da mídia da organização palestina pela inteligência israelense. Segundo o governo israelense, isso aumentará o risco de ataques terroristas coordenados contra soldados das Forças de Defesa de Israel (FDI).
No dia 7 de outubro de 2023, um ataque pelo Hamas a mais de 20 comunidades israelenses resultou em aproximadamente 1.200 mortes, cerca de 5.500 feridos e na captura de 253 reféns, cerca de 100 dos quais foram posteriormente libertados em trocas de prisioneiros. Em retaliação, Israel declarou guerra ao Hamas e lançou uma série de bombardeios em Gaza, que até agora deixaram quase 38.000 palestinos mortos e mais de 87.200 feridos.
Muitos países instam Israel e o Hamas a concordar com um cessar-fogo e a defenderem uma solução de dois Estados, aprovada pela ONU em 1947, como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar