Essa descoberta revela uma cultura anteriormente desconhecida, embora exemplos de arte rupestre semelhante tenham sido encontrados em outros lugares da América do Sul, escreve Arkeonews.
A arte rupestre recém-descoberta, referida como pictogramas, foi pintada em vermelho e exibe formas geométricas como linhas pontilhadas, linhas em X, padrões em forma de estrela e linhas retas interconectadas. Além disso, há representações simples de folhas e desenhos de figuras de pessoas.
Alguns desenhos conhecidos como petróglifos, foram talhados na rocha e exibem representações geométricas semelhantes.
Essas pinturas lembram outros exemplos de arte rupestre da América do Sul, como os do Brasil, Colômbia e Guiana, mas também mostram a ascensão de um grupo cultural ímpar desconhecido anteriormente.
Pictogramas e petróglifos retratando linhas e formas abstratas oferecem um raro vislumbrante da cultura de pessoas que viveram na América do Sul há milhares de anos.
Arqueólogo e pesquisador da Universidade Simón Bolívar, José Miguel Pérez-Gómez disse ao jornal Daily Mail que estudos anteriores não encontraram sinais de atividade humana na região, sugerindo que a arte foi feita por uma civilização previamente desconhecida.
O propósito destes desenhos permanece incerto. As várias representações podem ser associadas a tópicos como nascimento, doença, revitalização da natureza ou caça ética. Assim como as igrejas têm grande significado para as pessoas hoje em dia, os locais onde a arte rupestre era feita provavelmente tinham grande significado para o ambiente circundante.