Panorama internacional

EUA estão revisando laços com Geórgia e vão adiar exercício militar, informa Pentágono

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (5) que "adiaram indefinidamente" um exercício militar na Geórgia que deveria começar no final deste mês, já que as relações entre os dois países continuam tensas devido ao projeto de lei sobre "influência estrangeira" aprovado na nação do Cáucaso.
Sputnik
Em comunicado, é dito que a decisão foi tomada devido às acusações da Geórgia de que os EUA e outros membros ocidentais estão tentando pressionar o país a abrir uma segunda frente contra a Rússia para aliviar a pressão sobre a Ucrânia.

"Os Estados Unidos iniciaram uma revisão abrangente do relacionamento bilateral Estados Unidos-Geórgia. Como parte dessa revisão, os Estados Unidos adiarão indefinidamente esta interação do exercício Noble Partner na Geórgia, originalmente agendado para 25 de julho a 6 de agosto de 2024", disse o Departamento de Defesa na declaração.

Os EUA determinaram que "este é um momento inapropriado para realizar um exercício militar em larga escala na Geórgia", acrescentando que Washington continuará a parceria com as Forças Armadas da Geórgia pela soberania e integridade territorial da nação.
Panorama internacional
Lei de agentes estrangeiros entra em vigor na Geórgia após ser assinada pelo chefe do Parlamento
Mais tarde, o Ministério da Defesa georgiano lamentou a decisão norte-americana.

"O Departamento de Defesa dos EUA e o Ministério da Defesa da Geórgia têm formatos mutuamente benéficos para a cooperação no domínio da defesa e segurança. Apesar do adiamento dos exercícios, os formatos acima mencionados continuam, incluindo os preparativos para o exercício multinacional Strong Spirit 2025", afirmou a pasta.

A lei de "influência estrangeira" prevê que organizações, incluindo veículos de mídia, que recebem mais de 20% de seu financiamento do exterior se registrem no Estado. Ela também exige que publiquem relatórios financeiros anuais.
A lei foi introduzida pela primeira vez em 2023, porém foi arquivada após desencadear protestos. Enfim, em junho, foi reintroduzida pelo Parlamento.
Críticos dizem que a lei prejudicará a democracia, mas membros da maioria governante argumentam que ela aumentará a transparência.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar