De acordo com a mídia, o radar e três lançadores de mísseis estão sendo fornecidos pelos Países Baixos. Alguns mísseis interceptadores estão vindo de uma coalizão de quatro países liderada pela Alemanha. Um centro de controle de fogo móvel também foi prometido, embora as autoridades ainda não digam de onde virá ou quem a providenciará.
"Temos todas as peças do quebra-cabeça. Só precisamos juntá-las", disse a então ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, em uma entrevista, antes de deixar o cargo, esta semana.
Mísseis e lançadores adicionais, bem como treinamento para ucranianos usarem o sistema, serão fornecidos por até oito países, acrescentou o NYT.
Vladimir Zelensky disse que precisa desesperadamente de pelo menos sete baterias Patriot para se defender de ataques. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu que cinco sistemas de defesa aérea ocidentais seriam entregues em breve a Kiev.
A Romênia prometeu doar um de seus sistemas, seguindo compromissos semelhantes aos da Alemanha e da Itália. Mais um é esperado dos Estados Unidos. O quinto pode ser entregue por meio da abordagem fragmentada.